sábado, 8 de maio de 2010

TRABALHO SEMINÁRIO DO NOSSO GRUPO

1 –O TERCEIRO SETOR




A sociedade moderna está dividida em 3 setores que influenciam a vida social, econômica, cultural, política etc.

• Primeiro setor: é o Governo, representando o uso de bens públicos para fins públicos;

• Segundo setor: refere-se ao mercado e é ocupado pelas empresas privada com fins lucrativos;

• Terceiro setor: formado por organizações privadas, sem fins lucrativos, desempenhando ações de caráter público.

Geralmente, o termo terceiro setor é utilizado para identificar que o espaço dessas organizações na vida econômica não se confunde nem com o Governo, nem com o mercado, trata-se de um setor que identifica-se com uma terceira forma de redistribuição de riqueza, diferente da do Governo e da do mercado.

O terceiro setor abriga ações de caráter privado, associativo e voluntarista voltadas para a geração de bens de consumo coletivo, sem que haja qualquer tipo de apropriação particular de excedentes econômicos gerados nesse processo (Aquino Alves). As ações do terceiro setor partem da sociedade civil e obedecem à lógica do altruísmo, da filantropia, da reciprocidade, dos costumes e tradições, das concepções morais e religiosas etc, agregando fundações, associações, institutos, entidades sociais.

No Brasil, o terceiro setor já foi mais conhecido por ações ligadas à caridade e religião. Apenas igrejas, orfanatos, escolas religiosas e hospitais eram vistos como importantes organizações sem fins lucrativos. Após a década de 70, o país vivenciou mudanças sociais que buscaram soluções para problemas localizados (saneamento básico, reforma agrária etc). Na década de 80, caracterizaram-se as lutas pelos direitos civis. A partir de 1990, a expressão “sem fins lucrativos” deu inicio a uma expansão do terceiro setor, compondo ONG’s, fundações, associações, clubes recreativos e esportivos, institutos etc. Atualmente existem mais de 250.000 organizações, contando com aproximadamente 1,2 milhão de voluntários.

2 – ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR E SEUS PARCEIROS



A primeira entidade beneficente do Brasil data de 1543. Desde então, o setor evoluiu, modificando suas funções, objetivos e trabalho, que permanece até os dias atuais.

Na década de 90 surge um novo relacionamento entre os três setores da sociedade. O Estado começa a reconhecer que as ONG’s acumularam capital de recursos, experiências, conhecimentos sobre as questões sociais que as qualificavam como parceiros e interlocutores das políticas governamentais.

O mercado passa então a ver nessas organizações canais para concretizar o investimento do setor privado empresarial nas áreas social, ambiental e cultural. O termo cidadania já presentificava-se no discurso do empresariado brasileiro, no início dos anos 90. Paralelamente, imperava o sentimento de que o Estado, sozinho, não conseguiria dar conta das obrigações sociais. Desse pensamento, partindo para a ação, surgiram inúmeras fundações como a Bradesco, Odebrecht, Roberto Marinho etc, que vêem marcar o início da intervenção social empresarial e a parceria dessas junto ao terceiro setor.

Junto às parcerias surgem as palavras marcantes: cidadania corporativa, responsabilidade social, investimento social privado. Formas de expressão deste novo movimento de encontro entre os três setores da economia brasileira. A colaboração entre os mesmo, por meio de ações em parceria estabelece um novo espaço de pensar e agir às questões sociais. A parceria representa a soma de esforços com o intuito de se alcançar interesses comuns. É o espaço do exercício da democracia que valoriza a co-responsabilidade dos cidadãos nos diferentes setores que participam.

Essa responsabilidade implica na alternativa de compor projetos capazes de enfrentar fatores tais como: exclusão social, destruição do meio ambiente, explosão populacional, crescimento do narcotráfico, das doenças, da pobreza, da falta de capacitação, do desemprego etc.



3 – BOAS RAZÕES PARA CONVENCER O SETOR PRIVADO SOBRE “POR QUE INVESTIR NO SOCIAL”



1. Porque todos somos responsáveis e devemos contribuir para uma sociedade mais justa;

2. Porque o grau de desigualdade na sociedade brasileira inibe o crescimento da empresa;

3. Porque as empresas podem ampliar a atuação dos Governos e contribuir no campo social, trazendo inovações no atendimento às comunidades;

4. Porque a sociedade está cobrando uma nova postura das empresas que precisam responder com uma atuação social que vá além da produção de bens e serviços;

5. Porque contribuindo para melhorar as condições de vida da população amplia o mercado consumidor;

6. Porque o investimento em projetos e programas sociais nem sempre requer recursos financeiros expressivos. Existem muitas maneiras de contribuir doando tempo e equipamentos, prestando serviços gratuitamente, estimulando o trabalho voluntário, cedendo espaço físico ou menos, doando recursos;

7. Porque a atuação social pode melhorar a relação com os empregados. Empregados socialmente responsáveis contribuem mais com a comunidade e são mais comprometidos com a empresa;

8. Porque cada vez mais o que vai diferenciar a sua empresa das outras será a atuação social. A qualidade dos produtos, assim como os preços, não são mais suficientes para ganhar a preferência do consumidor;

9. Porque a empresa vai desenvolver a prática da boa vizinhança, gerando orgulho na comunidade;

10. Porque ajudar traz satisfação pessoal, sentimento de civismo e dever cumprido.

4 – EXEMPLOS DE PARCERIAS E SUCESSO NO TERCEIRO SETOR


FUNDAÇÃO ABRINQ


A Fundação Abrinq foi criada em 1990, com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e adolescência. Oferecem o acesso à educação, saúde, cultura, lazer, formação profissional e inclusão digital. Protegem crianças e adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco, por meio do combate ao trabalho infantil e da proteção de crianças e adolescentes nas diferentes formas de violência. Sensibilizam e conscientizam a sociedade, o setor público, as organizações da sociedade civil e as empresas para se posicionar e participar das questões da infância e da adolescência no Brasil.

 Missão

Promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

 Visão

Uma sociedade justa e responsável pela proteção e pelo pleno desenvolvimento de suas crianças e adolescentes.

 Valores

Ética, transparência, solidariedade, diversidade, autonomia e independência.

Projetos e Programas

 Projeto “Creche para todas as crianças”: ampliar o acesso e melhorar a qualidade do atendimento em creches, garantindo a educação integral e a atenção aos aspectos de saúde e proteção para crianças de 0 a 6 anos.

 Projeto “No pé da letra”: tem como objetivo capacitar profissionais que atendem crianças da pré-escola para que possam desenvolver práticas em sala de aula que favoreçam a construção de uma imagem positiva da leitura como atividade prazerosa, divertida e cotidiana;

 Mudando a história: tem como objetivo proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos adolescentes através da Educação;

 Escola no campo: visa conscientizar novas gerações de agricultores da necessidade de se preservar o meio ambiente e da aplicação da tecnologia para incremento da produção de alimentos;

 PontocomCiência: visa despertar o interesse de crianças e adolescentes para a ciência e pesquisa, contribuindo assim com o desenvolvimento socioambiental da região da Capela do Socorro, em São Paulo, por meio da educação ambiental nas escolas locais, com interferência da comunidade do entorno;

 Biblioteca viva: programa de ação social que considera o livro um direito e a leitura fundamental para o exercício à cidadania. Possibilita o acesso de crianças e adolescentes à leitura e outras atividades culturais importantes para o processo formativo e desenvolvimento pessoal.



A Abrinq ainda conta com os programas “Prefeito Amigo da Criança”, “Presidente Amigo da Criança”, “ Empresa Amiga da Criança”, “ A Primeira Infancia vem Primeiro”, “Nossas Crianças”, Projeto “ Rede de Prevenção contra a Maré de Violência”, “Adotei um Sorriso”.



Parceiros

-Bayer
- Bradesco
- Citibank
- Lojas Americanas
- Copagás
- Petrobrás
- Sonda Supermercados
- Itaú
- Globo
- Syngenta
- Allmatch
- Unicef
entre outras grandes empresas

FUNDAÇÃO BRADESCO



Há 53 anos a Fundação Bradesco desenvolve propostas pedagógicas que levam em conta as reflexões contemporâneas sobre educação, nos segmentos de educação básica, profissional e educação de jovens e adultos. Procura implantar infra-estruturas que consideram os avanços tecnológicos, associados aos recursos das regiões onde estão suas escolas.

A primeira escola foi fundada em Osasco (SP) na Cidade de Deus; atualmente, a Fundação conta com 40 escolas em todos os estados brasileiros e DF, com atendimento de 108.825 alunos, no ano de 2009.

O alcance da ação social da Fundação Bradesco vai atualmente muito além dos limites de suas 40 escolas: hoje são beneficiadas também comunidades próximas ou distantes, por meio dos programas de voluntariado, da educação à distância, dos Centros de Inclusão Digital, dos cursos técnicos gratuitos e programas de capacitação de professores da rede pública que melhoram a qualidade do ensino em todo o país. Os benefícios dessas ações já estão ao alcance inclusive dos deficientes visuais, para quem a Fundação disponibiliza ferramentas de acessibilidade em informática, permitindo que eles usem computadores e naveguem na Internet.



Projetos

• A Cidade que a Gente Quer: sob a orientação dos professores, pensam em alternativas para problemas da comunidade em que vivem e partilham suas reflexões, trabalhando em equipe e utilizando recursos de informática e robótica para resolver os problemas levantados;

• Comunidades Indígenas: projetos interdisciplinares com o objetivo de estudar aspectos da trajetória dos índios no Brasil: a cultura, a língua, os mitos, os rituais, os manejos florestais e ambientais, a alimentação, as brincadeiras, os jogos e a música, entre outros aspectos. Refletir sobre problemas específicos e fazer intervenções;

• Cuidando do Futuro: a educação como instrumento de transformação social;



Outros projetos da Fundação Bradesco são: Educa + Ação, Educação Fiscal, Educar Bovespa e Parceiros na Aprendizagem.



Parceiros



• Aban

• Micropower

• Cisco

• Intel

• Canal Futura

• Bovespa

• Diretoria de Ensino de Osasco

• Alfabetização Solidária

• Exército Brasileiro

• Internet Security Systems

• Massachusetts Institute of Technology

• Microsoft

• AMD

• Fundação SOS Mata Atlântica

• Polícia Militar do Estado de São Paulo

• Superintendência Regional da Receita Federal – 8ª Região Fiscal/São Paulo






APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS



A APAE é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 1961 referência nacional e internacional, em deficiência intelectual, do nascimento à fase do envelhecimento. Atua nas áreas da saúde, educação, direito, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Suas principais diretrizes são a Prevenção, Inclusão e Tecnologia.




Projetos e Programas

• Programa Novo Olhar: realizado em parceria com a Fundação Oftalmológica Dr. Rubens Cunha, o programa oferece tratamento oftalmológico para os atendidos pela APAE.

• Inclusão nas empresas: o serviço de capacitação e orientação da APAE prepara a pessoa com deficiência intelectual para o mercado de trabalho e oferece suporte para a inclusão por meio da sensibilização dos colaboradores das empresas.

• Programa de Emancipação da Família (Empowerment): desenvolve ações educativas e de esclarecimento, realizadas mensalmente com os grupos de interesse. Tem como objetivo promover a aceitação das deficiências, a criação ou estreitamento dos vínculos familiares e conseqüentemente o melhor desenvolvimento da criança.



A APAE realiza ainda os programas e projetos: Apoio Socioeducativo,

Busca Ativa, Atendimento Jurídico e Social Familiar, Serviço Especializado de Apoio à Inclusao e de Educação, Acquaestímulo, Momento da Notícia, Apoio ao Envelhecimento.



Parceiros e Colaboradores



A APAE conta com recursos de colaboradores/doadores em pessoa física, que se tornam associados. Outra forma de manteneção diz respeito ao colaboradores ou parceiros empresariais, como:


- Bradesco
- MPR
- Sollo
- Itapemirin
- Mapfre Seguros
- Bauducco
entre outros


Ficou curioso? Saiba mais em:

http://www.fb.org.br/
http://www.fundabrinq.org.br/
http://www.apaesp.org.br/

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