sábado, 8 de maio de 2010

É NOTÍCIA!!!!!

Estágio social ganha espaço no mercado


Marina Rosenfeld

Participar de projetos sociais, hoje tornou-se um dos pré-requisitos na hora da contratação. Isso é o que revela pesquisa quantitativa realizada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), com 479 funcionários de empresas envolvidos diretamente na contratação de novos colaboradores.

O levantamento mostra que a participação em programas sociais é o sexto item apontado numa relação de onze requisitos que influenciam na decisão de contratação. Com 8,7% das exigências de seleção, ficou na frente até mesmo do domínio do segundo idioma - com 8,2%. Na oitava posição, veio curso no exterior (2,7%), em seguida de vivência no exterior (1,8%), participação em diretório acadêmico(1,6%) e prática de esportes radicais (1,0%).

A atividade socialmente responsável perdeu apenas para informática (19,6%), experiência na área (17,5%), cultura geral (15,6%), atualidade (14%) e leitura de jornal (9,3%).

Com a demanda cada vez mais crescente, o “estágio social” tem sido visto como uma alternativa para jovens estudantes que procuram uma colocação no mercado. “Antes não existia uma preocupação social por parte das empresas e até mesmo dos jovens”, diz o sócio-diretor do NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), Seme Arone Júnior.

Júnior comenta que além da conscientização nesse sentido, outro fator relevante é o desenvolvimento constante do Terceiro Setor. “Esse crescimento resultou na criação de mais vagas nessa área. Hoje, a pessoa pode optar entre um estágio numa empresa tradicional ou numa ONG.”.

Mas Regina Hein, supervisora de desenvolvimento de projetos do CIEE, chama atenção para o fato de que há dois tipos de candidatos. Aqueles que optam por esse segmento por ter perfil para ajudar os outros e os que vêem o Terceiro Setor simplesmente como uma alternativa de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário