sábado, 29 de maio de 2010

VISITA AO NÚCLEO CORAÇÃO MATERNO

No dia 14 de maio de 2010, as alunas Michelle, Elaine, Andréia, Kelly e Vera realizaram visita à essa instituição do terceiro setor e levantaram as informações:

Nome da instituição
A instituição visitada tem o nome Núcleo Coração Materno. É entidade mantida pelo centro espírita Irmão Itajubá e o nome advém de uma visita realizada a Chico Xavier, pelos diretores do Núcleo, quando o mesmo psicografou a mensagem do espírito Bezerra de Menezes, onde constava o nome que deveria ser dado à instituição, visto que seria um lugar onde se acolheria a todos, principalmente às crianças, com um grande amor, como o amor de mãe.

Histórico da instituição
Fundado em 1984, o Núcleo Coração Materno é uma entidade filantrópica, assistencialista e educacional. No início de suas atividades assistia a 10 crianças e a maior parte dos funcionários eram voluntários. Depois de muito esforço, angariaram convênio com a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Assistência Social, aumentando, assim, o número de atendidos para 60 crianças e a contratação de funcionários em regime de CLT.
Em 1987 foi inaugurado, no mesmo espaço, o Centro de Juventude, dando continuidade ao trabalho iniciado com as crianças menores de 6 anos e apoio educacional (reforço), também sendo apoiado pela Secretaria de Assistência Social.
A partir de 2005 o Núcleo passa a fazer parte da Secretaria de Educação e muda de nome: CEI Coração Materno, entrando definitivamente no âmbito pedagógico, propiciando o desenvolvimento pleno dos educandos. O Centro de Juventude, ainda conveniado à Assistência Social também mudou: agora é chamado CCA (Centro para Crianças e Adolescentes). Desde então o trabalho vem crescendo e aparecendo.
Em 2007 o Núcleo inaugura o NCI – Núcleo de Convivência para Idosos, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida, cultura e entretenimento aos cidadãos da terceira idade. Hoje o trabalho do NCI é reconhecido na região e já são mais de 100 atendidos.
Atualmente o CEI atende gratuitamente a 200 crianças, com idades entre 2 e 3 anos e 11 meses; o CCA atende por volta de 129 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos e 11 meses; o NCI atende a 100 pessoas com idades entre 60 e 86 anos.

Público alvo
• Crianças de 2 a 3 anos e 11 meses – Educação Infantil
• Crianças e adolescentes entre 6 anos e 14 anos e 11 meses – Centro para Crianças e Adolescentes
terceira idade - a partir dos 60 anos
• Famílias dos educandos
• Comunidade da região
O Núcleo Coração Materno fica na região Norte de São Paulo, no bairro da Freguesia do Ó. Atende crianças, adolescente, família e comunidade de seu próprio bairro e oriundos de outros bairro da região Norte. A população atendida geralmente advém de situação carente, tendo poucos recursos e pouca escolaridade, mas, também, atende a famílias e crianças de classe média, visto que, por lei, todos têm o direito e a garantia de vaga.

Número de atendimentos
• 200 crianças na Educação Infantil;
• 129 crianças e adolescentes na complementação escolar.
98 idosos

Dificuldades
Por se tratar de entidade filantrópica uma das maiores dificuldades do Núcleo Coração Materno está em conseguir manter a qualidade do trabalho (referência na região,de acordo com a Secretaria de Educação), com poucos recursos. Apesar do convênio com a Prefeitura, o Núcleo precisa de mantenedores, doadores, sócios etc para subsidiar grande parte de suas atividades e realizar o pagamento dos funcionários.
Porém, vê-se que o Núcleo preza pela qualidade do trabalho pedagógico, procurando conscientizar os funcionários, famílias e comunidade através de projetos, festividades, movimentos, campanhas, que visam angariar fundos (em dinheiro).

Pontos fortes
Sem sombra de dúvida o trabalho pedagógico realizado na Educação Infantil e Complementação Escolar é o grande destaque do Núcleo. Considerado escola referência na região norte de SP, busca envolver os educandos em um ambiente educacional e afetivo, para que os mesmos possam ampliar a formação cultural e educacional, com maiores possibilidades de um futuro digno.

Considerações Finais
Muitas vezes, quando pensamos em entidades filantrópicas, logo nos vêem à mente um ambiente assistencialista, com muitas dificuldades imensas; o Núcleo também tem dificuldades, mas o que se aprecia é o trabalho desenvolvido, o cuidado, afeto e a parte pedagógica do local. A escola prima pelo investimento em profissionais capacitados, que consigam manter a qualidade do trabalho.
A inclusão social é um ponto valorizado no Núcleo, ressaltando o trabalho de orientação e formação da cidadania dos educandos, os princípios básicos dos direitos humanos, o respeito à vida, à dignidade, à liberdade e a segurança, e a consciência crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário