sexta-feira, 21 de maio de 2010

AGAM - ASSOCIAÇÃO GUARULHENSE DE AMPARO AO MENOR - VISITA À ENTIDADE

I. HISTÓRICO

A AGAM é uma associação filantrópica, isto é, tem o intuito de prestar assistência e amparo ao menor em dificuldade/risco social sem ter para tanto nenhum fim lucrativo.
A instituição já existe há mais de 30 anos. Foi fundada em fevereiro de 1967 e inicialmente era um abrigo que recebia meninos infratores encaminhados pelo Poder Judiciário.
Com o passar do tempo, suas características diferenciaram-se. Em 2001 a instituição passou a receber crianças de ambos os sexos, vindas do entorno, e que necessitavam de um trabalho específico visando a diminuição das taxas de evasão e repetência escolar. As atividades desenvolvidas portanto passaram a focar principalmente a complementação das atividades escolares. Em 1998, a instituição também passou a atender na modalidade creche. Em 2006 uma segunda unidade da creche foi inaugurada. Há ainda um projeto em parceria com a INFRAERO, que atende crianças e adolescentes nas dependências do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

II.PÚBLICO ALVO

O público alvo da instituição é composto por crianças e adolescentes das três favelas do entorno. Nas creches o atendimento é para crianças de mães que trabalham na região do centro de Guarulhos.

III.NÚMERO DE ATENDIMENTOS

Na sede administrativa são atendidas cerca de 120 crianças diariamente. Nas creches o atendimento fica em torno de 100 crianças em uma unidade e 55 crianças na outra unidade. E há cerca de 100 criança e adolescentes sendo atendidas no projeto com a INFRAERO.

IV.DIFICULDADES

As principais dificuldades encontradas pela ONG, assim como na maior parte das instituições sem fins lucrativos, são as relativas à arrecadação de dinheiro. Por meio de parcerias e de doações, a instituição consegue se manter e dar continuidade a sua missão. Há também o dinheiro que vem de parcerias com o setor público. Toda a arrecadação é exposta mensalmente por meio da prestação de contas. A busca constante por novas parcerias é citada pela coordenação como a maior dificuldade e desafio enfrentado pela instituição.

V.PONTOS FORTES

Ao mesmo tempo que a busca por novas parcerias, a busca por financiamento aos projetos, é citada como a maior dificuldade, também é esse um ponto que se relaciona como importante e fruto do amadurecimento da instituição, galgado por anos de experiência. Em outras palavras, o estabelecimento e toda a credibilidade conseguida pelas instituição ao longo dos anos são pontos fortes que ajudam, e muito, na arrecadação de dinheiro. A credibilidade e a confiança que a sociedade tem pela AGAM, facilita na arrecadação e dá margem a maiores investimentos no terceiro setor.
Outro ponto forte é a modificação de realidades que a instituição tem proporcionado. Muitos alunos que tinha desempenho pífio na escola - devido a condições diversas de instabilidade emocional, física e social - melhoraram enormemente seu desempenho depois do trabalho paralelo realizado junto a ONG. Um belo exemplo é o dos catadores de latinha. Muitas crianças da região estavam tendo um desempenho muito abaixo da expectativa na escola. Realizada uma investigação sobre isso, descobriu-se que essas crianças eram levadas pelos pais para que recolhessem latinhas e todo tipo de material reciclável das ruas e ajudassem no orçamento familiar. Foi feita uma campanha de conscientização junto a esses pais e as crianças foram levadas a realização de projetos dentro da AGAM. O resultado foi logo notado. O aproveitamento das crianças melhorou e diminuiu enormemente a evasão.

VI.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Certamente que se pode considerar, chegado a este ponto, que a ação voluntária e o ser voluntário é absolutamente um ponto de convergência a que o ser humano engajado, preocupado e solidário alcança no limiar da conscientização da cidadania-sua e do outro. Ter empatia e colocar-se no lugar do outro, tomando para si exatamente a dimensão do que é ser e estar inserido em relações de interdependência, faz com que cada dia mais tenha-se exemplos claros de ações voluntárias que atingem e servem à inúmeras pessoas ao redor do mundo. E essa conscientização está bastante explícita na AGAM.
A instituição conta com alguns funcionários contratados, mas um outro grande número é composto por voluntários. E são esses voluntários que, junto a instituição enquanto pessoa jurídica, fazem da missão da ONG uma porta de mudanças para muitas crianças e jovens. Há mais de 30 anos de atuação, a AGAM é mais um exemplo de que o terceiro setor tem ajudado milhares de pessoas.
Sejam ONG's, ou pessoas individualmente, sejam anônimos ou pessoas notórias, os trabalhos e ações voluntárias multiplicam-se enormemente. Isso, indubitavelmente, é um momento importante na história da humanidade, onde faz-se obviamente face a uma etapa transformadora das consciências e, sobretudo, por meio do voluntariado, realidades são transformadas. São melhorias na qualidade de vida e assistência em momentos de real e extrema necessidade.
Desse modo, fica evidente que o trabalho de ONG's como a AGAM é um ato conscientizador, é a tomada e a extrapolação da cidadania, é a transformação, é o arrebatamento para com a responsabilidade que é de todos, principalmente quando é evidente o papel de interdependência existente nas relações humanas. De fato, há que se garantir que instituições sérias como essa sejam uma verdadeira doação refletida na atitude que é de todos os envolvidos, qualquer que seja o seu teor, na busca da recuperação da dignidade outrora perdida.

Por tudo isso, por todas as benfeitorias feitas para a sociedade, a AGAM precisa de sua ajuda. Colabore.

A associação tem sua sede à Rua Nestor Cabral, nº. 61, Jardim Rosa de França, Guarulhos, São Paulo.
Telefone: (11) 2485-5639









E-mail: www.agam.org.br









Tel:(11) 2485 5639

Nenhum comentário:

Postar um comentário